domingo, 29 de julho de 2012

Alergia - Seria Conflito Olfativo?

Hoje vamos abordar um assunto comum a muitas pessoas, que é alergia. Em minha prática diária com a aromaterapia, o que mais vejo são pessoas alérgicas a algo que não têm idéia do que seja.
A princípio creditam uma crise de espirros ou coriza (no mínimo pela manhã) ao clima, úmido ou seco, e de certa forma, já até incorporaram ao seu cotidiano, a tratam até com alguma intimidade, chamando-a de “minha alergia”.
Costumo perguntar se a criou ou comprou, para poder chamá-la de “sua alergia”. E a verdade é que até certo ponto isto é verdade, pois mesmo sem querer, a cultivou.
Como podemos cultivar algo que não nos faz bem? Ora, resposta simples. Quantas pessoas cultivam relacionamentos que não lhes fazem bem, quantas outras se mantêm em empregos que lhes destroem a autoestima (e o sistema imunológico, claro!), e o que é pior, convivem com alguém que gostariam que fossem bem diferentes do que são – na verdade, elas mesmas!
Isto é comum e tratado como normal, mas como não é normal, aparece como alergia para lembrar que algo não anda lá essas coisas. Alguém pode ter alergia a si mesmo? Claro que pode, tanto assim é que as doenças autoimunes estão aí mesmo para ilustrar a nossa conversa. O que é isso? Simplesmente quando o organismo não reconhece algo, dizendo assim: “essa informação não consta em nossos arquivos, portanto não posso lidar com ela, vou ter que me virar para criar em meu banco de dados algo para conviver com isso”.
Nosso organismo é inteligente, age assim também no caso de alergias. É claro que existem vários tipos e várias causas, e na realidade, estou aqui para falar de uma delas. Mas, como um assunto puxa outro, temos aqui algumas coisas para pensar.
Meu objetivo, como diz o título do texto, é conflito olfativo. Vamos fazer uma brincadeira: finja que está indo tomar banho:
·        você usa sabonete com um aroma;

·        lava os cabelos com um shampoo (outro aroma);

·        coloca creme de pentear ou condicionador;

·        se for homem, faz a barba com um creme e loção de barbear; (2 itens)

·        você se seca com uma toalha de banho que foi lavada com algum sabão em pó com um aroma e enxaguada com amaciante com um outro; (2 itens)

·        hora do desodorante;

·        se for mulher, usa um hidratante facial e outro corporal;

·        escova os dentes com creme dental e um enxaguante bucal; (2 itens)

·        se for mulher, consideremos o batom, blush, rímel, lápis para contorno dos olhos... o que mais? (no mínimo 1 item);

·        e para completar, chegou  a hora do perfume. Só uma curiosidade: sabe aquele perfume que você adooora, pois tem um fixador maaaaravilhoso? Pois é, aí é que mora todo o problema! Peraí, já chego lá!

Contou quantos itens? Ah..., já sei, tem preguiça, né? Deixa que eu conto pra vocês. No mínimo, se a pessoa for “basiquinha” usará 14 itens diariamente, cada um com um aroma. Notem que estou falando de aroma e isto é apenas papo de perfumista!

É claro que 14 aromas diferentes vão pirar os seus sistemas, mas eles, inteligentes que são, vão arranjar um jeito de lidar com isso. Um espirro aqui, uma coceirinha no nariz ali, e lá vamos nós...! A questão é o jeito que o organismo da gente dá...!

Todos os produtos acima listados têm em sua composição, salvo raras exceções, em todas as marcas de cosméticos conhecidas, alguns componentes químicos que são extremamente danosos à saúde. Cito aqui apenas uma palavra: fragrância. Escondidos dentro dela existem em média, segundo relatório da EWG, 3.163 componentes químicos, dentre eles o ftalato, que é o queridinho de consumidores de perfumes, pois é ele que se gruda à pele fixando o perfume, aliás, prefiro usar a palavra “fragrância” para deixar bem claro. E não é só o perfume, mas desodorantes, esmaltes de unhas, tintas para cabelo, loção pós barba...
E o que vem a ser esse tal de ftalato? Ok, vamos lá: sabe a sacolinha de plástico que você se recusa a usar porque vai poluir o Meio Ambiente? Pois é, essa substância é um plastificante utilizado na fabricação de PVC, que sem saber você coloca na pele na maior alegria!!!
Para não ser “urubuzenta” vou falar que é um disruptor hormonal, causa danos ao fígado, aos rins, além de problemas no aparelho reprodutor. Acho que chega, não? Se quiser, eu continuo...
Bem, na Europa já está proibido, nos Estados Unidos e Canadá existe uma campanha feroz em favor da proibição e aqui no Brasil..., bem..., apenas uma pergunta: já tinham ouvido falar sobre isso? Ah...! sobre a proibição em brinquedos infantis, não foi? Mas não é só isso. Uma grande empresa se pronunciou sobre o assunto, mas minimizou o problema argumentando que não existem evidências conclusivas quanto a esta substância. Então está decidido, mas não está combinado!
Volto em breve com sugestões alternativas. Ok, vou esclarecer desde já. Sou perfumista natural, trabalho com óleos essenciais, tinturas de ervas, florais sutis Joel Aleixo ® (depois eu conto...!) e realmente comercializo cremes hidratantes e perfumes, mas é claro que não estou escrevendo com um ar de “eu tenho a solução!”, não, não é nada disso! Tampouco não tenho a intenção de fazer texto/propaganda, até porque não daria conta de tantas encomendas (pelo menos por enquanto), a idéia é conversar mesmo e contribuir com o que for possível com relação ao assunto, ok?




sexta-feira, 20 de julho de 2012

Segunda Feira Com Jeito de Sexta. Que Tal?


"Assim como há um Sol do lado de fora, há um Sol dentro também" Osho




Ah...! Todo mundo implica com a segunda feira, eu não! Implico com o domingo. Acho domingos um saco, mesmo que tenha excelentes companhias, ótimos livros para ler, cinema, pipoca, almoço de família, mesmo que eu possa fazer o que me der na cabeça, ainda assim, acho domingos chatos!

É claro que isso é algo que foge às grandes explicações. Talvez seja porque domingo está próximo da segunda e esta, é quando voltamos à Vida Real de trabalho, chefe, ônibus, cliente complicado, etc... Hoje em dia já não é mais o meu caso, já que trabalho todos os dias, mas como sou autônoma, não é desculpa para não gostar de domingos ou segundas.

Implicância é implicância e pronto! Mas tem um jeito de melhorar a segunda feira, ainda mais aquelas acinzentadas, chuvosas e frias... e aí mesmo é que não dá vontade de fazer nada...

Peraí...! Não pode ser assim, sabe por quê? Todos os dias são sagrados e é nossa obrigação fazermos dele o melhor possível. Portanto, tomemos nossas providências!

Independente do dia da semana, tem vezes que acordamos como se fosse segunda-feira, acordamos de má vontade, principalmente quando está frio, chuvoso e o dia está cinza. Nada de ficar com a “cara” do dia. Nesse caso, podemos chamar o Elemento Fogo para nos ajudar. Uma boa idéia é fazer um banho de ervas, que fará toda a diferença.

É claro que para tudo tem uma ciência, pois esse tipo de banho deste Elemento específico, não são todas as pessoas que podem tomar, já que dá uma levantada na alma e no corpo também. E é aí que entram as contra-indicações, por exemplo, quem tem pressão arterial alta não deve tomar, quem é agitadíssimo (como eu) também não, porém aí é que entra a “ciência” da coisa:

Todos os Elementos têm o seu horário específico, e o Fogo tem seu ápice  de 06 às 12 horas, quando é o horário em que acordamos e precisamos de impulso para levantar, acender o fogo da vontade, é com ele que damos partida no nosso dia.

Há vezes em que acordamos e a vontade de realizar não é ativada, isto ocorre quando estamos com problemas emocionais, tememos o que o dia pode nos trazer, ou mesmo um dia chuvoso, podem provocar a falta de vontade, esta, por sua vez, em alguns casos, pode ser traduzida como depressão. Ai..., graças a Deus não é o caso. Será que posso dizer que é preguiça? É..., a gente não diz porque é considerado feio, né?

Além disso, se o Elemento Fogo ajuda na queima de energias no plano físico, o mesmo ocorre no Plano sutil, purificando, libertando, deixando apenas o essencial. Assim, quando sentimos que as energias ao nosso redor não anda lá essas coisas, um bom banho com ervas quentes, do Elemento Fogo, é uma excelente idéia.

Assim sendo, deixo com vocês a idéia de um banho para quando perceberem que é o caso, apenas lembrando que:

1. não deve ser tomado se a pressão arterial estiver alta;

2. Deve ser tomado do pescoço para baixo;

3. Deve-se observar o horário. Sempre de 06 às 12 horas, nunca depois, já que é nesse horário que fará o efeito necessário. Caso seja tomado, por exemplo, à noite, a pessoa corre o risco de não dormir bem, pois é para trazer a energia do fazer, do movimento energético.

Sugestão:

05 folhinhas de arruda;

06 folhinhas de manjericão;

01 pau de canela;

06 pétalas de rosa vermelha – apenas as pétalas

03 folhinhas de catinga de mulata

Cozinhar tudo em um litro de água. Preparar como se fosse um chá, ou seja, deixar a água ferver primeiro e depois colocar os ingredientes. Deixar ferver, tampar a panela e deixar por um tempinho. Depois coe, espere esfriar e pronto!

Se você tiver óleos essenciais à mão fica mais fácil ainda. Pegue 10 ml de álcool de cereais e coloque:

01 gota de óleo essencial de canela;

03 gotas de o.e. de coriandro;

02 gotas de o.e. de gengibre;

02 gotas de óleo de rosa vermelha (attar);

01 gota de o.e. de cravo;

03 gotas de o.e de bergamota

Agite bastante e coloque em um vidrinho com conta gotas. Coloque um pouco de água em uma vasilha, pingue 25 gotas do preparado e jogue do pescoço para baixo.

Assim, de banho tomado, coloque uma roupa colorida e tenha um Bom Dia!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Alimentando o Coração


Alquimia do Dia

Quer saber? Não adianta ser vegetariano, deixar de comer alimentos processados, diminuir ingestão de sódio, retirar alimentos ácidos, tomar água com PH perfeito e não perdoar, falar mal e julgar as pessoas, e o pior, ter a ilusão de que é melhor do que seus pares.
Quando vivemos essa ilusão, apontando o dedo em direção às pessoas, dizendo que elas são qualquer coisa não positiva com carga energética de raiva ou desprezo, estamos plasmando energias calcificantes em nosso corpo etérico e em nosso organismo.
Ah...! Não é só isso. Existe o outro lado da moeda, já que muitas das vezes quando julgamos o outro, não é por maldade e sim por sentirmo-nos, ao contrário do que a princípio parece, inferiores a ele, é o nosso complexo, o que Jung chamaria de projeção, e é exatamente aí que aquelas sementinhas que aparecem no tomate se instalam em nosso coração, e os sintomas, todos nós conhecemos, tristeza, falta de fé, ciúmes e até inveja, pode confessar!
Estão vendo estes lindos tomatinhos? Imagine que a cada pensamento negativo, a cada praguinha que você rogue, mesmo sem querer (lembra do Chaves? “foi sem querer, querendo...”) umas dessas sementes se instalam no seu coração ou mesmo em algum ponto de seu corpo. Nãaaaaaao! Não quero assustar! Mas isso é fato.
Que belo tomate! Faz bem e existe para alimentar e exercer funções curativas como vitaminas A,B,C,D e E, ferro, fósforo, magnésio, potássio, licopeno, etc.
Como somos indivíduos, ou seja, únicos, e cada um precisa de quantidades diferentes destas vitaminas, o mesmo ocorre em termos de sementes/pensamento. Assim, proponho o seguinte exercício:
Olhe bem para o tomate da foto. Olhou? Agora retire mentalmente todo o miolo e sementes. Pois é, este tomate é o seu coração. Ok. Está vazio, não é mesmo?  O que foi retirado é tudo aquilo que não lhe faz bem, quem sabe você tenha até nome de pessoas? Agora é hora de colocar tudo aquilo que lhe faz bem nas quantidades que você quiser, afinal o coração é seu.
 Sugiro colocar Amor, Fé, Paz de Espírito, Perdão e tudo o mais que você precisa para curar o seu dia. É a idéia de hoje para ajudar a alquimizar, transformar seu corpo, sua mente e espírito em um Você melhor. Aproveite!
E um bom dia com o coração renovado!

Ah...! A foto retirei de uma publicação no Facebook da página Earth Foods, Raw Food & Healthy Eating For Life. Não sei o autor, portanto cito apenas a fonte, ok?

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Estrela de David e o Ser Humano


Com relação ao significado do símbolo da Estrela de David, existem várias interpretações. Entretanto, não acredito em um só significado para um signo tão forte, e além do mais, símbolos existem para marcar uma mensagem, um momento histórico ou pessoal e podem reverberar em cada indivíduo de forma diferente e única.

Ontem, em conversa com um amigo, falávamos sobre o número seis e seu significado. Era tipo um teste para saber como eu via esse número e então o meu lado “Ascendente em Peixes” entrou em ação, pulou na frente e resolveu  arriscar.

Fui para o lado da Alquimia que tem como um dos seus símbolos exatamente a Estrela de David. Embaixo à esquerda temos o Elemento Fogo; à direita o Elemento Terra e na ponta virada para baixo, o Sol. Os três são símbolos yang, de força. Em cima, temos a Água à esquerda e o Ar à direita em cada ponta. Acima, a Lua, como símbolo das forças yin de cada Elemento. Assim:

Vamos fazer de forma que fique bem claro. Considere que a Estrela é você. Como assim? É isso mesmo. Você está exatamente dentro da árvore, pois esta é a Árvore da Vida. O que significa o “vazio” dentro da Estrela? Aí é que está o grande barato da coisa, pois de vazio não tem nada, é ali que você está, mas um você espírito, e o melhor, em equilíbrio, já que é esta a função da Árvore, estar em harmonia com o Universo. Sacou que o número seis virou sete? :)

Bem, daqui a pouco vamos falar melhor dos elementos para entendermos a nossa Árvore.
Esta mesma estrela com um triângulo virado para cima e outro para baixo, tem uma outra significação complementar, já que o triângulo ascendente representa o masculino e o descendente significa o feminino. Então, o que estaria no meio desse mesmo triângulo? O andrógino, ou seja, a integração dos contrários: no caso do princípio masculino, temos a anima – a alma masculina, e dentro do princípio feminino temos o animus, a alma feminina. Como vêem, mais uma vez o ser humano está dentro do triângulo em equilíbrio.
Se olharmos mais uma vez para a estrela sob o ponto de vista físico, e ainda seguindo a mesma idéia, vamos encontrar as substâncias:

Mercurius – no topo da estrela, temos a copa da árvore, que corresponde ao nosso corpo mental, tem movimento de expansão.
Sal - a substância salina, tem movimento lateral. É o tronco da árvore, corresponde ao sistema circulatório. Dá equilíbrio e estabilidade, fazendo a integração com as outras duas substâncias, Mercurius e Sulphur.   
Sulphur – o sulphur, ou enxofre, que corresponde à parte baixa do corpo, são as raízes da árvore, tem correspondência com o sistema digestório.
Bem, demos uma idéia das substâncias, portanto podemos voltar aos elementos, pois são eles que darão movimento às substâncias, ok?
Elemento Fogo – tem natureza  quente, é um elemento ativador, dá partida nas ações e quando se trata de limpeza energética, é com ele mesmo que temos que contar. Falaremos disso em breve;
Elemento Terra – É a base da árvore, tem natureza seca, é a nutriz da árvore, de onde saem os nutrientes da vida. A Terra realiza;
Elemento Água – Tem natureza úmida, é a fluidez, o elemento circulante, adaptação, flexibilidade;
Elemento Ar – Natureza fria, é o discernimento, a expansão.
Com relação aos elementos, temos muito o que falar, comentar, perguntar e responder, portanto vamos ficando por aqui, pois consideramos este “post” apenas o primeiro capítulo de uma loooonga estória.



                             
Oi...
Qual é a desse blog? Conversar da mesma forma que converso com meus amigos, só que por escrito, pois falando, às vezes a gente perde o rumo da conversa, muda de assunto no meio e acaba não concluindo a idéia inicial. Acontece isso com vocês? Ah... comigo acontece sempre, por isso resolvi "conversar por escrito".

E desta vez, venho em boa companhia, pois como a idéia é conversar sobre   assuntos diversos, nada melhor do que compartilhar com amigos o mesmo espaço. 
Como sempre gostei de alquimia e a pratico diariamente (você também, sabia?) e agora terminei um bom curso sobre o assunto, me animei para escrever a fim de arrumar as idéias e compartilhar com vocês. É importante deixar claro que não somos “experts” no assunto, apenas “aprendizes de feiticeiros”.

Afinal, alquimia é a arte de curar todos os males. No nosso caso, entramos aqui com aquela velha concepção de que os alquimistas pretendiam transformar chumbo em ouro, o que não passa de alegoria, pois isto se traduz em transformar o nosso chumbo pessoal em ouro, ou seja, sair da sombra das dúvidas, medos e inseguranças, transformando alquimicamente em consciência, luz, fé em nós mesmos e em nossos propósitos de vida para levá-los adiante.

Assim, resolvemos trazer para cá não apenas isso, mas dicas de banhos aromáticos para dar uma levantada no ânimo, nossas crenças, idéias, simpatias, e o que mais surgir pela frente.

Aí vem o primeiro post, que é sobre a Estrela de David.